sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Haloween

Feliz Haloween 31 de outumbro.

Halloween nas escolas


O dia das bruxas é propício para as crianças usarem a imaginação e criarem coisas exóticas, buscando o imaginário.


DEFINIÇÕES DE PACIÊNCIA,VIRTUDE E CALMA



Paciência

Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância.

O desenvolvimento da paciência

A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais. Diz-se que dentre as sete virtudes, a mais difícil de desenvolver é a paciência, mas uma vez desenvolvida, esta traz inúmeros benefícios. É possível exercitar a paciência em diversas áreas, como por exemplo: no trânsito, na fila do banco, na convivência familiar, no namoro, no trabalho, nos estudos, etc. Uma pessoa paciente sabe que é preciso praticá-la muito até alcançar um objetivo final desejado.


Virtude

Virtude (latim: virtus; em grego: ἀρετή) é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação.
Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.
A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito.

Calma


A Sabedoria da Calma é daquele que mantém a calma diante de todas as adversidades da vida, mostrando simplesmente ter conhecimento de quão imensos e múltiplos são os seus possíveis males, motivo pelo qual ele considera o mal presente uma parte muito pequena daquilo que lhe poderia advir: e, inversamente, quem sabe desse fato e reflete sobre ele e nunca perderá a calma.





    A educação ambiental

A educação ambiental nasceu com o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano, preocupada com o ensejar a oportunidade de um conhecimento que permitisse mudar o comportamento volvido à proteção da natureza. 

O desenvolvimento sustentável deve estar, também, aliada à educação ambiental, a família e a escola devem ser os iniciadores da educação para preservar o ambiente natural. A criança, desde cedo, deve aprender cuidar da natureza, no seio familiar e na escola é que se deve iniciar a conscientização do cuidado com o meio ambiente natural. 
É fundamental essa educação ambiental, pois, responsabilizará o educando para o resto de sua vida. 





PROFº TIAGO TEMÍSTOCLES

BOA NOITE QUERIDOS COLEGAS! GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM VOCÊS ESSE VÍDEO QUE REALIZEI TRÊS ANO ATRÁS NO INICIO DE MINHA CARREIRA!

UM MOMENTO DE CARINHO PARA UM ALUNO NA HORA DA APRENDIZAGEM PODE SIGNIFICAR MUITO.
Ser professor .... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...


TIAGO TEMÍSTOCLES

Feliz Halloween!!!!!!!!!!!



UUUUUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




brincadeiras de crianças

                                                  Brincadeiras de Crianças

      Certo dia passeavam pelo parque dois meninos, quando de repente, viram vários meninos jogando futebol.
     Ficaram olhando o jogo comovidos.Foram convidados para participar do jogo e felizes tiraram os calçados e foram correndo para o campinho.
    A partir  daquele dia tornaram-se amigos de toda gurizada do jogo.
    Foram convidados para voltarem outro dia para brincarem na pracinha.
    

APENAS UM PASSO!!!!!!




APENAS UM PASSO!!!!!!



Não importa há quanto tempo você esteja andando para o Norte. 
Com apenas um passo você é capaz de andar para o Sul. 
O que é preciso para dar uma volta de 180º na sua vida? Apenas um passo. 
Você está a apenas um passo de uma dieta mais equilibrada, 
a um passo de melhorar suas finanças pessoais, 
a um passo de ser um profissional muito melhor, 
a um passo de ter um relacionamento mais gratificante. 
Daqui a um minuto, seus piores problemas podem estar todos atrás de você, ao invés de estarem na sua frente. 
Com apenas um passo, o melhor dia da sua vida pode ainda estar por vir, e não estar perdido em algum lugar do passado distante. 
Num instante, todas as energias negativas na sua vida podem ser redirecionadas para alguma coisa positiva. 
Apenas um passo é necessário para romper essa inércia, e dar à sua vida o rumo que você realmente gostaria que ela tivesse.

Vacina Antibullying

Estudantes aplicam 'vacina antibullying' para promover a cultura da paz.

   Estudantes da Escola Municipal Piratini, no Pinheirinho, criaram uma “vacina antibullying” e promoveram nesta quarta-feira (29) uma campanha de vacinação para “imunizar” os 380 estudantes, profissionais da escola, além de pessoas comunidade.



   Oferecida em conta-gotas, a vacina era na verdade suco de laranja, líquido escolhido para simbolizar a imunização de cada criança contra o preconceito, à discriminação e em especial às atitudes violentas.

   Foi uma forma criativa de tratar com suavidade o tema do bullying na escola, finalizando na unidade o projeto Bullying não é Brincadeira, promovido pela Secretaria Municipal da Educação para incentivar a cultura da paz e respeito às diversidades na rede municipal.

   A campanha ganhou adesão e envolvimento de todos na escola. O dia foi esperado com ansiedade pelos meninos e meninas que produziram até carteiras de vacinação. O preenchimento do documento era feito antes de cada criança receber as gotinhas da vacina, administradas por uma equipe de estudantes vestidos de jalecos brancos e treinados para a vacinação. Era uma brincadeira, mas tradado com muita seriedade e comprometimento entre os estudantes.

   Quem recebeu a dose se comprometeu a ter um bom comportamento e ganhou adesivo e bexiga para marcar o momento. “Estou imunizado e preparado para combater o bullying ajudando aos colegas a entender que uma brincadeira às vezes pode ser muito prejudicial”, disse o estudante Jonatan Vasconcelos, um dos primeiros a receber a vacina.

   Imunizada conta o bullying também está a estudante Isadora Rodrigues, de 10 anos. A menina colaborou na campanha distribuindo doses da vacina e reforçando o que foi discutido durante as aulas. “Apelidar os amigos pode parecer bobeira, mas tem muita gente que sofre com isso. Já fui vítima e agora ajudo as pessoas a entenderem que isso não pode ser feito. Também explico para quem recebe a ofensa que o melhor é superar”, conta a menina.

   O estudante Giovanne Mileski aprendeu a superar e combater atitudes ofensivas. Por estar acima do peso, foi alvo de crítica dos colegas. “Isso me entristecia e eu não tinha mais vontade de ir à escola, mas agora passado.Todo mundo está se cuidando para respeitar um ao outro”, disse Giovanne.

   O caso do garoto ilustra bem a transformação no comportamento das crianças. A mãe de Giovanne, a dona de casa Andreia Mileski é a presidente da Associação de Pais, Professores e Funcionários da Escola (APPF) e fez questão de acompanhar de perto a ação na escola. “Foi um trabalho lindo, que extrapolou as paredes da escola e chegou às famílias. Estamos contentes porque percebemos a mudança de atitude em nossos filhos”, disse Andreia.

Vinicius de Morais- Uma breve bibliografia





Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes, conhecido como Vinicius de Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro, com ascendência nobre e de dotes artísticos.
Com apenas 16 anos entrou para a Faculdade de Direito do Catete, onde se formou em 1933, ano no qual teve seu primeiro livro publicado “O caminho para a distância”. Durante o período de formação acadêmica firmou amizades com vínculos boêmios e desde então, viveu uma vida ligada à boemia.
Após alguns anos foi estudar Literatura Inglesa na Universidade de Oxford, no entanto, não chegou a se formar em razão do início da Segunda Guerra Mundial. Ao retornar ao Brasil, morou em São Paulo, onde fez amizade com Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade e também efetivou o primeiro de seus nove casamentos. Logo após algumas atuações como jornalista, cronista e crítico de cinema, ingressou na diplomacia em 1943. Por causa da carreira diplomática, Vinicius de Moraes viajou para Espanha, Uruguai, França e Estados Unidos, contudo sem perder contato com o que acontecia na cultura do Brasil.

É um dos fundadores do movimento revolucionário na música brasileira, chamado de “Bossa Nova”, juntamente com Tom Jobim e João Gilberto. Com essa nova empreitada no mundo da música, Vinicius de Moraes abandonou a diplomacia e se tornou músico, compôs diversas letras e viajou através das excursões musicais. Durante esse período viveu intensamente os altos e baixos da vida boêmia, além de vários casamentos.

O início da obra de Vinicius de Moraes segue uma aliança com o Neo-Simbolismo, o qual traz uma renovação católica da década de 30, além de uma reformulação do lado espiritual humano. Vários poemas do autor enquadram-se nesta fase de temática bíblica. Porém, com o passar dos anos, as poesias foram focando um erotismo que passava a entrar em contradição com a sua formação religiosa.
Após essa fase de dicotomia entre prazer da carne e princípios cristãos, infelicidade e felicidade, Vinicius de Moraes partiu para uma segunda fase poética: a temática social e a visão de amor do poeta.
Há diferenças na estrutura da primeira fase poética do escritor em relação à segunda: a mudança dos versos longos e melancólicos para uma linguagem mais objetiva e coloquial.

Vinicius de Moraes foi um poeta que marcou a literatura e a música, e até hoje é relembrado, inclusive em nomes de avenidas, ruas, perfumes, etc.







Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes, conhecido como Vinicius de Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro, com ascendência nobre e de dotes artísticos.
Com apenas 16 anos entrou para a Faculdade de Direito do Catete, onde se formou em 1933, ano no qual teve seu primeiro livro publicado “O caminho para a distância”. Durante o período de formação acadêmica firmou amizades com vínculos boêmios e desde então, viveu uma vida ligada à boemia.
Após alguns anos foi estudar Literatura Inglesa na Universidade de Oxford, no entanto, não chegou a se formar em razão do início da Segunda Guerra Mundial. Ao retornar ao Brasil, morou em São Paulo, onde fez amizade com Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade e também efetivou o primeiro de seus nove casamentos. Logo após algumas atuações como jornalista, cronista e crítico de cinema, ingressou na diplomacia em 1943. Por causa da carreira diplomática, Vinicius de Moraes viajou para Espanha, Uruguai, França e Estados Unidos, contudo sem perder contato com o que acontecia na cultura do Brasil.

É um dos fundadores do movimento revolucionário na música brasileira, chamado de “Bossa Nova”, juntamente com Tom Jobim e João Gilberto. Com essa nova empreitada no mundo da música, Vinicius de Moraes abandonou a diplomacia e se tornou músico, compôs diversas letras e viajou através das excursões musicais. Durante esse período viveu intensamente os altos e baixos da vida boêmia, além de vários casamentos.

O início da obra de Vinicius de Moraes segue uma aliança com o Neo-Simbolismo, o qual traz uma renovação católica da década de 30, além de uma reformulação do lado espiritual humano. Vários poemas do autor enquadram-se nesta fase de temática bíblica. Porém, com o passar dos anos, as poesias foram focando um erotismo que passava a entrar em contradição com a sua formação religiosa.
Após essa fase de dicotomia entre prazer da carne e princípios cristãos, infelicidade e felicidade, Vinicius de Moraes partiu para uma segunda fase poética: a temática social e a visão de amor do poeta.
Há diferenças na estrutura da primeira fase poética do escritor em relação à segunda: a mudança dos versos longos e melancólicos para uma linguagem mais objetiva e coloquial.

Vinicius de Moraes foi um poeta que marcou a literatura e a música, e até hoje é relembrado, inclusive em nomes de avenidas, ruas, perfumes, etc.



                   



 Cuidado com a Bruxa!







Vídeo interessante...