quinta-feira, 6 de novembro de 2014

T               Trabalho de Psicologia da Educação                         
         Relacionar o filme Gaby Uma História Verdadeira         
      a Teoria do Desenvolvimento Humano - Sigmund Freud  




 Na experiência e na teoria psicanalítica, sexualidade não designa apenas as atividades e o prazer que decorrem do funcionamento do aparelho genital, mas toda uma série de excitações e de atividades presentes desde a infância, que proporcionam um prazer irredutível a satisfação de uma necessidade fisiológica fundamental (respiração,fome, função de excreção, etc.) e que se encontram a título de componentes na chamada forma normal de amor sexual. 
Na sua teoria do desenvolvimento humano. Freud considerou o critério afetivo, que corresponderia ao comportamento do indivíduo frente aos seus objetos de prazer e dividiu esse desenvolvimento em fases sucessivas, atribuindo a cada uma delas um nome ligado a parte do corpo que parecia dominar o hedonismo (teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana) naquela ocasião. Todo o desenvolvimento seria marcado por essas fases, que se caracterizariam, sobretudo pela mudança do que é desejado em cada uma e pela maneira como esses desejos são atingidos.
Consideradas como fases pré-genitais, temos: a fase oral, que vai desde o nascimento até o desmame, por volta de um a dois anos de idade, aproximadamente; a fase anal, que se inicia em torno de dois e três anos de idade; e a fase fálica, que tem o seu apogeu em torno dos cinco anos, em média, o que coincide com o término do complexo de Édipo. Todavia, é bom salientar que o tempo década fase é menos importante que as transformações que ocorrem em cada uma dessas etapas durante o desenvolvimento do individuo.
A partir daí, as fases pré-genital se extinguem e a criança entra no período de latência, permanecendo nele até os doze ou treze anos em média quando entra na puberdade e sofre todo o processo de transformações biológica e psicológica que a preparam para a fase adulta ou genital do desenvolvimento psicossexual.

Relacionando o filme a teoria:
Sigmund Freud
 No filme percebemos a teoria de Freud na cena em que a babá Florência conhece a menina que era mantida longe da convivência da família e percebe que esta precisa de atenção e carinho.  A apresentação do objeto,  a afetividade e a confiança deram significado ao gesto iniciando um relacionamento interpessoal. Florência assume a função materna- fase oral.  Gaby cresce e chega a fase do desenvolvimento psicossexual, a fase da latência, onde toca-se para suprir o desejo sexual e conhecer o seu próprio corpo. Logo chegou a fase genital em que se relaciona intimamente com Fernando. 
Gaby chegou a fase adulta superou vários obstáculos que a paralisia cerebral lhe impôs no decorrer da sua vida,  foi uma vencedora. Conquistou com o apoio da família, principalmente do seu pai e da babá, independência financeira escrevendo artigos para um jornal e livros. Relacionando, ainda, o texto a teoria percebe-se que todas as pessoas passam pelas fases do desenvolvimento humano descritas por Freud, mesmo com dificuldades físicas ou psíquicas, porém cada um ao seu tempo.

Acadêmicas: Maria Dalva Gomes Martins, Lúcia Claser e Daniela Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário