sábado, 22 de novembro de 2014






 TRABALHO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO








 Resumo da Teoria Histórica Social de Vygotsky



Para Vygotsky a resolução de problemas individualmente esta relacionado com o real, e o potencial, da capacidade de depender de um parceiro mais experiente. Este parceiro seria o mediador no caso, o educador escolar.
Na zona de desenvolvimento proximal, seria um nível de desenvolvimento que é medida por aquilo que a criança consegue solucionar.
Para Vygotsky o desenvolvimento acontece em forma de aspiral, ou seja, um nível de desenvolvimento real, que corresponde aos ciclos já completados, aquilo que fazemos sozinhos. Ex: amarrar o cadarço de um tênis.
E no nível de desenvolvimento proximal que é definido por funções em processo de maturação.
A zona de desenvolvimento proximal pode prever o que pode ser realizado futuramente. Nesta zona nada mais é que o espaço em branco que existe entre o que a criança já é já sabe fazer sozinha e aquilo que ela tem a potencialidade para vir a ser, desde que seja assistida, que aprenda com os outros.
No interacionismo a linguagem é tida como o instrumento mais complexo para viabilizar a comunicação. A aquisição desta linguagem possui três fases: linguagem social, linguagem Egocêntrica e linguagem interior.
Vygotsky deu especial atenção aos estudos dos signos como mediadores, entendido como algo que representa idéias, situações ou objetos. O signo tem como função auxiliar a memória humana utilizado para lembrar, registrar ou acumular informações. Durante o desenvolvimento cultural da criança, o signo e o instrumento, ambos caracterizado por sua função mediadora, se inter relacionam conformo homem interage com o mundo. Ex: assim, como um nó no lenço pode representar um compromisso que não quero esquecer. Minha ideia e mãe representam a pessoa real de minha mãe e me permite lidar mentalmente com ela, mesmo na sua ausência.
É por isso que a zona de desenvolvimento proximal esta sempre em constante transformação. Desta forma, é preciso promover transformações no trabalho docente que garantam a mediação da aprendizagem como opção consciente na ação pedagógica. Acredita-se que, á medida que o professor compreende a dimensão desse fator, pode interagir de forma mais consciente com o aluno, compreendendo suas particularidades na forma como aprende.



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