No presente trabalho, trazemos algumas questões
relacionadas com a teoria de Henri Wallon. Apresentamos o princípio de suas referências ao incentivo das relações afetivas no desenvolvimento das crianças.
A criança concreta,
completa e contextualizada
A psicologia de Henri Wallon procurou compreender
o desenvolvimento infantil através das relações constituídas entre a criança e
seu ambiente, privilegiando a totalidade, nas suas expressões originais e na
relação com o outro. Assim, desenvolveu sua teoria buscando compreender os
objetivos da criança e os meios que ela utiliza para colocá-los em prática.
Seu profundo interesse pela educação permitiu-lhe
compreender a Psicologia e a Pedagogia como ciências complementares e que as
duas, de maneiras equivalentes podem nortear os conhecimentos, estabelecendo
uma relação de reciprocidade na qual a prática educativa oferece campo para a
pesquisa psicológica e concomitantemente, a investigação psicológica como base
para uma possível renovação da prática educativa.
Wallon na escola: Humanizar a inteligência
Diferentemente dos métodos tradicionais (que priorizam a inteligência e
o desempenho em sala de aula), a proposta walloniana põe o desenvolvimento
intelectual dentro de uma cultura mais humanizada. A abordagem é sempre a de
considerar a pessoa como um todo. Elementos como afetividade, emoções,
movimento e espaço físico se encontram num mesmo plano. As atividades
pedagógicas e os objetos, assim, devem ser trabalhados de formas variadas. Numa
sala de leitura, por exemplo, a criança pode ficar sentada, deitada ou fazendo
coreografias da história contada pelo professor. Os temas e as disciplinas não
se restringem a trabalhar o conteúdo, mas a ajudar a descobrir o eu no outro.
Essa relação dialética ajuda a desenvolver a criança em sintonia com o meio.
Para pensar
A teoria de Henri Wallon ainda é um desafio para muitos pais, escolas e
professores. Sua obra faz uma resistência contumaz aos métodos pedagógicos
tradicionais. Numa época de crises, guerras, separações e individualismos como
a nossa, não seria melhor começar a pôr em prática nas escolas idéias mais
humanistas, que valorizem desde cedo a importância das emoções?
Para complementar nosso trabalho, trazemos este vídeo para ilustrar as principais etapas do desenvolvimento infantil, dentro de uma perspectiva afetiva, emocional , abrangendo a construção do ser a partir do movimento e das relações que possui com o outro.
Para complementar nosso trabalho, trazemos este vídeo para ilustrar as principais etapas do desenvolvimento infantil, dentro de uma perspectiva afetiva, emocional , abrangendo a construção do ser a partir do movimento e das relações que possui com o outro.

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