quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Trabalho de Psicologia da Educação Carla Alves e Vanessa Beatriz de Oliveira

TRABALHO REALIZADO POR: VANESSA OLIVEIRA E CARLA ALVES
No presente trabalho, trazemos algumas questões relacionadas com a teoria de Henri Wallon. Apresentamos o princípio de suas referências ao incentivo das relações afetivas no desenvolvimento das crianças.

A criança concreta, completa e contextualizada


A psicologia de Henri Wallon procurou compreender o desenvolvimento infantil através das relações constituídas entre a criança e seu ambiente, privilegiando a totalidade, nas suas expressões originais e na relação com o outro. Assim, desenvolveu sua teoria buscando compreender os objetivos da criança e os meios que ela utiliza para colocá-los em prática.

Seu profundo interesse pela educação permitiu-lhe compreender a Psicologia e a Pedagogia como ciências complementares e que as duas, de maneiras equivalentes podem nortear os conhecimentos, estabelecendo uma relação de reciprocidade na qual a prática educativa oferece campo para a pesquisa psicológica e concomitantemente, a investigação psicológica como base para uma possível renovação da prática educativa.

Wallon na escola: Humanizar a inteligência


Diferentemente dos métodos tradicionais (que priorizam a inteligência e o desempenho em sala de aula), a proposta walloniana põe o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada. A abordagem é sempre a de considerar a pessoa como um todo. Elementos como afetividade, emoções, movimento e espaço físico se encontram num mesmo plano. As atividades pedagógicas e os objetos, assim, devem ser trabalhados de formas variadas. Numa sala de leitura, por exemplo, a criança pode ficar sentada, deitada ou fazendo coreografias da história contada pelo professor. Os temas e as disciplinas não se restringem a trabalhar o conteúdo, mas a ajudar a descobrir o eu no outro. Essa relação dialética ajuda a desenvolver a criança em sintonia com o meio.

Para pensar


A teoria de Henri Wallon ainda é um desafio para muitos pais, escolas e professores. Sua obra faz uma resistência contumaz aos métodos pedagógicos tradicionais. Numa época de crises, guerras, separações e individualismos como a nossa, não seria melhor começar a pôr em prática nas escolas idéias mais humanistas, que valorizem desde cedo a importância das emoções?


Para complementar nosso trabalho, trazemos este vídeo para ilustrar as principais  etapas do desenvolvimento infantil, dentro de uma perspectiva afetiva, emocional , abrangendo a construção do ser a partir do movimento e das relações que possui com o outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário